Como e por que envolver os filhos dos colaboradores no voluntariado

voluntariado em família

Na semana passada meu filho de 4 anos veio todo orgulhoso do colégio com um crachá de Agente Mirim do Meio Ambiente. Em clima de brincadeira, as crianças aprenderam várias formas de cuidar da natureza, como economizar água do banho, separar o lixo, reciclar etc. Ainda neste mês, eles farão um passeio em um sítio, onde conhecerão tecnologias sustentáveis e conceitos de conservação ambiental, durante uma trilha ecológica.

Envolver as crianças desde cedo em atitudes responsáveis é essencial para formar futuros cidadãos. E as empresas podem ter um papel incrível neste sentido, pois participação da família em ações de voluntariado tende a aumentar o interesse e engajamento dos voluntários. Se você é gestor de um programa empresarial, considere isso!

Veja aqui algumas formas de engajar filhos dos colaboradores:

Ensinando a dividir

Ao fazer uma campanha de arrecadação, incentive os colaboradores a separar junto aos filhos brinquedos e roupas que não são mais usados e ainda tenham qualidade para doação. Para um engajamento ainda melhor, incentive que o funcionário leve os filhos também para realizarem a entrega dos itens doados. A criança verá que nem todos possuem as mesmas condições e isso lhe dará perspectiva. Há diversas campanhas de doação no inverno, no natal, no dia das crianças, basta escolher a que estiver mais alinhada com a proposta do Programa.

Valorizando o que se tem

Nossa sociedade incentiva muito o consumo e as crianças aprendem cada vez mais cedo o verbo comprar. Na expectativa de dar tudo de melhor para os filhos, os pais podem exagerar e a criança acabar não valorizando aquilo que ganha. Uma alternativa legal é fazer oficina de reciclagem com os filhos dos colaboradores, ensinando como produzir ou consertar brinquedos, com materiais que qualquer pessoa tem em casa. O programa de TV Art Attack, por exemplo, traz ideias super criativas e lúdicas. Acaba sendo muito mais divertido do que comprar algo novo!

Gerando consciência

Educação é tudo! Crie campanhas que incentivem as crianças a economizar os recursos da natureza, a jogar lixo no lixo, a respeitar os direitos das outras pessoas, a não deixar a torneira aberta nem a luz ligada, a ser solidário com o próximo e por aí vai! Por exemplo: o HSBC criou, em 2014, o Concurso Cultural “Dia Mundial dos Rios” em que incentivou os filhos de colaboradores a desenharem cartoons sobre a preservação das águas. A ação foi um sucesso!

tirinha concurso hsbc

Tirinha desenhada pelo filho de uma colaboradora do HSBC

Enxergando o outro

Envolver a criança em atividades voluntárias é uma ótima forma de colocá-la em contato com pessoas de várias idades e realidades. A criança aprende a se colocar no lugar do outro, a respeitar a diversidade, além de trabalhar habilidades sociais. Por isso, ao promover ações voluntárias corporativas, sempre pense se há a possibilidade de envolver os filhos de colaboradores. Caso haja, aproveite para estimular a participação deles.

Outras formas de voluntariado em família

Há ações de voluntariado para todos os gostos, como passeios, contação de histórias, festas, visitas, oficinas, bazares, hortas etc. Para começar, dê preferência a atividades lúdicas, que envolvam interesses das crianças, como música e pintura ou algo que lhes divirta. Seja qual for a sua escolha, lembre-se de dialogar e explicar para elas, de forma leve, a importância e o significado do que está sendo feito. Certamente, esta será uma oportunidade para reflletirem, aprenderem novidades e aproveitarem o tempo com seus pais.

 

template banner avaliacao gratuita

(Visited 527 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.