Por que incentivar a Carona Solidária em sua empresa

carona solidária

Quantas horas você leva no seu trajeto entre casa e trabalho? Já reparou que na hora do rush a maior parte dos carros tem apenas o motorista, sem mais nenhum passageiro acompanhando?

Pois a ilustração abaixo, que circula na internet sem autoria (mas aparentemente tem origem no departamento de trânsito de Munique, Alemanha), mostra um comparativo do espaço ocupado para transportar 50 pessoas de carro, ônibus e bicicleta:

A imagem explicita a ineficiência espacial dos automóveis e nos faz pensar nos benefícios dos meios alternativos de transporte. É claro que nem sempre a bicicleta ou ônibus são meios viáveis, principalmente em casos de longa distância ou onde não há uma grande oferta de transporte público, mas já pensou em quanto tempo economizaria se houvesse apenas 1/3 dos carros nas ruas na hora do rush?

Pois essa é a ideia da Carona Solidária, cada vez mais difundida entre os escritórios de todo o Brasil. Se cada motorista der carona a pelo menos duas pessoas, isso já significa uma redução de 30% no volume de automóveis – e consequentemente, da quantidade de poluentes emitidos por eles. Ou seja, as caronas são um ótimo exemplo de Economia Solidária, tema sobre o qual falamos neste outro post.

 

Menos stress, mais networking

A redução de congestionamento e de poluentes não são os únicos benefícios da prática. Outra grande vantagem é que o engarrafamento se torna muito menos estressante se o momento vier acompanhado de bate-papo com os colegas. Priscilla Berbert, moradora de Niterói, concorda: “O legal de dar carona é que aproveitamos para conversar, o trajeto se torna mais agradável do que só. Temos a sensação de que o tempo passa mais rápido com compania no trânsito”, afirma.

Priscilla trabalha na Ampla, distribuidora de energia do grupo Enel, que recentemente disponibilizou aos colaboradores uma ferramenta de Carona Solidária. Através da plataforma, aqueles que vão dirigindo para o escritório podem oferecer carona aos colegas que moram na mesma região. Priscilla cadastrou uma carona há alguns dias e agora espera os caroneiros. “O que me motivou a oferecer carona solidária foi principalmente o fato de termos menos carros nas ruas emitindo CO2. Porém acho que podemos tirar muitas vantagens dessa ação, como: redução de engarrafamento, menos stress no trânsito, além de aproveitar para fazer um networking com os colegas de trabalho”, explica.

 

Como incentivar a Carona Solidária na empresa

A ferramenta utilizada pelo Grupo Enel faz parte da Rede do Bem, uma rede social corporativa voltada para a mobilização social dos colaboradores e que abrange todo tipo de ação positiva. No entanto, há diversas outras plataformas disponíveis na internet, além do bom e velho mural de recados: sim, mesmo com toda tecnologia os anúncios naquele mural perto da copa ainda são bastante usados e são bastante eficientes.

Seja estimulando as caminhadas, passeios de bicicleta, uso do transporte público ou caronas, o importante é gerar atividades que reduzam os congestionamentos e as emissões de poluentes no ar. Assim, quero fechar este post compartilhando uma campanha muito legal criada pelo Detran do Ceará: “O que você faz para ser a mudança no trânsito?”

Estimular atitudes positivas é sempre bacana, e no trânsito estas ações trazem uma melhoria de qualidade de vida para toda a população. Que tal criar uma campanha semelhante para os colaboradores da sua empresa?

 

conheça a plataforma completa para voluntariado empresarial