Como está o rendimento do seu Programa de Voluntariado? Faça o teste!

avaliação programa de voluntariadoEsta é uma época do ano em que todos nós aproveitamos para avaliar como está nossa vida e organizar os projetos para o ano que chega. Mas… e com o seu programa de voluntariado empresarial: você tem feito isso também?

Para te ajudar nessa tarefa, separamos uma avaliação de Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo, elaborada por Mónica Galiano, consultora argentina que vive no Brasil e Kenn Allen, consultor americano e presidente do Civil Society Consulting Group LLC. Os autores foram os primeiros no mundo a criar um instrumento de avaliação de Voluntariado Empresarial, em 2003, e desde então o material passa por revisões periódicas. A versão mais atualizada pode ser encontrada no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age, disponível no site da Fundação Telefônica da Espanha, em inglês e espanhol, mas disponibilizamos abaixo o conteúdo em português.

Então, mãos à obra! É hora de avaliar o seu Programa de Voluntariado Empresarial e determinar em que pontos você deve investir seus esforços no próximo ano.

 

Como fazer o teste

Conforme indicação dos próprios criadores, há diferentes maneiras de fazer esta avaliação:

  1. Sozinho, lendo cada um dos indicadores e refletindo sobre o trabalho e esforço dedicados ao programa;
  2. Convidando outras pessoas envolvidas com o programa: os outros membros da equipe de voluntariado, os voluntários mais engajados e até mesmo alguns diretores da empresa. Em grupo, vocês poderão comparar suas respostas e debatê-las.
  3. Também é possível que o formulário seja respondido por dezenas ou até centenas de pessoas da empresa para se ter uma percepção macro do Programa. Neste caso, você pode pedir ao IAVE um questionário eletrônico específico para sua empresa pelo email monica@iave.org. Você receberá o link para que todos possam preencher e, depois do prazo estipulado, serão enviados os números consolidados.

Em qualquer um dos casos, devem ser levados em conta a realidade e objetivos da empresa. Por exemplo: se a empresa não se vê como uma referência pública em Voluntariado Corporativo, pode-se considerar aceitável uma baixa pontuação no indicador #9.

As pontuações:

Em cada questão, dê a nota que melhor reflete a realidade em sua empresa de acordo com os seguintes critérios:
0 = Não ocorre na minha empresa
1 = Ocorre na minha empresa, mas pode ser aprimorado
2 = A afirmativa é completamente verdadeira na minha empresa

A nota geral do indicador será a soma das notas de cada questão, sendo que a pontuação máxima de cada indicador é 6.

 

O teste: indicadores e questões

Lápis em punho? É hora de fazer o teste. Você pode baixar a versão para impressão ou usar os campos abaixo.

Indicador #1: Compromisso dos líderes e ambiente organizacional positivo

Os gestores de todos os níveis criam ambientes positivos que valorizam e estimulam o voluntariado dos colaboradores na comunidade.

Questões:

  • Os altos executivos da empresa aprovam pessoal e visivelmente as atividades de voluntariado de seus funcionários, participam eles mesmos e incentivam os funcionários a participar também. (      )
  • Os altos executivos chamam a atenção para o programa, dentro da empresa e também em público, através de discursos, informes escritos, entrevistas ou participação em atividades de reconhecimento. (      )
  • Os responsáveis pelo programa de voluntariado influenciam diretamente o desenvolvimento estratégido de políticas e programas de Responsabilidade Social Corporativa ou de Sustentabilidade da empresa. (      )

Pontuação total: ______

 

Indicador #2: Políticas que favorecem desempenho de excelência

Existem políticas por escrito, bastante divulgadas entre os colaboradores, que expõem claramente o compromisso da empresa com o voluntariado e reconhecem sua contribuição para alcançar objetivos empresariais estratégicos, além do benefício que trazem para os funcionários que participam e para a comunidade.

Questões:

  • Existe uma declaração de política sobre a Responsabilidade Social Corporativa e o Programa de Voluntariado amplamente difundida nos manuais de RH, na intranet, no site oficial da empresa e em outros meios que identifica de maneira clara o valor estratégico do Programa de Voluntariado para os funcionários, empresa e comunidade. (      )
  • As políticas e procedimentos formais estimulam e facilitam a participação dos funcionários no voluntariado. (      )
  • Os colaboradores são estimulados a aproveitar o apoio que a empresa oferece às suas ações de voluntariado, como tempo liberado, flexibilidade de horas, ajuda financeira às organizações onde se realizam as atividades de voluntariado, entre outras. (      )

Pontuação total: ______

 

Indicador #3: Diversidade e Oportunidades de Inclusão

Todos os colaboradores, de qualquer área da empresa, são incentivados a se envolver com a comunidade; seja através de ações estruturadas pela empresa ou em atividades espontâneas articuladas por eles mesmos.

Questões:

  • A empresa promove atividades de voluntariado para todas as áreas. (      )
  • Os colaboradores que atuam como voluntários refletem a diversidade do quadro funcional da empresa: idade, sexo, etnia, nível de carreira, tempo de casa etc. (      )
  • A empresa apoia o voluntariado dos colaboradores através de comunicação interna, reconhecimento, apoio econômico, entre outros. As oportunidades de atuação são divulgadas via internet ou intranet, portais corporativos, e-mail, boletins, anúncios e outros meios que chegam a toda a empresa. (      )

Total de pontos: _______

 

Indicador #4: Gerenciando para o impacto, a sustentabilidade e a inovação

A gestão das atividades de voluntariado da empresa segue os mesmos padrões de desempenho que os outros aspectos do trabalho profissional com objetivos, planos de ação, cronograma, execução e comunicação.

Questões:

  • A gestão das ações de voluntariado dos colaboradores se realiza com o mesmo nível de disciplina e excelência que as atividades empresariais principais. (      )
  • Existe um plano consistente para orientar os colaboradores que participam do Programa de Voluntariado, definir objetivos, implementar estratégias e atividades prioritárias, planos de ação, cronogramas e elaborar processos para monitorar e reportar resultados. (      )
  • Os funcionários voluntários também têm a oportunidade de participar do planejamento ajudando a definir prioridades, objetivos e atividades para as iniciativas de voluntariado da empresa. (      )

Total de pontos: _______

 

Indicador #5: Apoio e recursos

A empresa oferece recursos materiais e humanos adequados para assegurar o êxito das atividades de voluntariado de seus colaboradores.

Questões:

  • A empresa apoia as atividades de voluntariado dos funcionários oferecendo bens materiais (espaço, telefone, equipamento, etc). (      )
  • Existe um orçamento anual reservado para as atividades de voluntariado que permanece, no mínimo, estável ao longo dos anos. (      )
  • Existe ao menos uma pessoa que tem a responsabilidade de gerenciar o Programa de Voluntariado, fazendo parte da descrição de tarefas do seu cargo. (      )

Total de pontos: ________

 

Indicador #6: Alianças sólidas com a comunidade

São estabelecidas alianças sólidas e mutuamente benéficas com a comunidade para assegurar que as ações de voluntariado dos colaboradores atuem de forma a aumentar ao máximo os benefícios e desenvolver as capacidades da comunidade e de suas ONGs.

Questões:

  • Um dos objetivos estabelecidos para as atividades de voluntariado dos empregados consiste em responder às necessidades prioritárias identificadas pela própria comunidade. (      )
  • Como política e prática, o Programa de Voluntariado procura desenvolver alianças de longo prazo com organizações da comunidade, de modo a torná-las o principal veículo para a participação dos empregados. (      )
  • A empresa oferece formação, assessoria ou outros recursos às organizações da comunidade para assegurar que estas tenham capacidade de receber os voluntários da empresa de forma eficiente. (      )

Total de pontos: ________

 

Indicador #7: Aprendendo com as ações

Existem processos estabelecidos para assegurar que o voluntariado contribua diretamente com o desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados e também para a aprendizagem organizacional como um todo.

Questões:

  • A empresa estimula proativamente os trabalhadores a usar a participação na comunidade como meio de adquirir conhecimentos e habilidades, e lhes oferece ferramentas ajudá-los a ter este aprendizado de maneira eficaz. (      )
  • A empresa documenta (ou solicita que as ONGs atendidas pelos voluntários documentem) o conhecimento e as habilidades que os funcionários aprendem e praticam através do seu envolvimento com a comunidade. (      )
  • A empresa tem rotinas estabelecidas para conhecer, através dos funcionários envolvidos no Programa de Voluntariado, as condições da comunidade, as percepções do público sobre a empresa e oportunidades para novas atuações de sua parte; e compartilha este aprendizado com todas as áreas da empresa que possam aproveitar estes conhecimentos. (      )

Total de pontos: _______

 

Indicador #8: Avaliação

Existem processos estabelecidos para medir e avaliar periodicamente a qualidade da experiência dos voluntários, os resultados de seu trabalho e o impacto deste trabalho na comunidade e na empresa.

Questões:

  • São colhidos dados sobre a natureza e o alcance das ações de voluntariado realizadas: número de pessoas envolvidas, total de horas dedicadas às ações, tipo de trabalho realizado, número de organizações e pessoas beneficiadas, custo das atividades, entre outros. (      )
  • Os funcionários são estimulados a dar feedback sobre a qualidade do Programa, tanto dentro da empresa como nas organizações parceiras nas quais os voluntários ajudaram. Seus comentários são utilizados para melhorar seus processos continuamente. (      )
  • A empresa estabeleceu formas de determinar se as atividades de voluntariado dos funcionários estão contribuindo, e de que maneira, para alcançar objetivos empresariais estratégicos como desenvolvimento de recursos humanos, relacões com a comunidade, entre outros. (      )

Total de pontos: _______

 

Indicador #9: Referência no mercado e na comunidade

A empresa é vista como ativa na promoção do Voluntariado não apenas por outras empresas, mas também pela comunidade.

Questões:

  • A empresa divulga o conceito e os benefícios do Programa de Voluntariado para outras companhias de sua área de negócios e para as comunidades em que atua, além de oferecer sua experiência para ajudá-los a se envolver no voluntariado de maneira produtiva. (      )
  • A empresa apoia – com sua visibilidade em Voluntariado e outros recursos – o desenvolvimento de organizações que têm como missão principal a promoção do voluntariado como Centros de Voluntariado, Conselhos de Voluntariado Corporativo, entre outros). (      )
  • A empresa estimula e/ou participa de reuniões periódicas com outras empresas visando compartilhar práticas inspiradoras e recursos para o Programa de Voluntariado e criar argumentos consistentes em favor do Voluntariado Corporativo. (      )

Total de pontos: _______

Soma total de pontos: ________
(A soma dará no máximo 54 pontos.)

 

Próximos passos

Agora que você já identificou em que aspectos seu programa precisa melhorar, é hora de montar um plano de ação. Faça benchmarking com empresas do mesmo ramo ou que sejam referência em Voluntariado Corporativo; procure a ajuda de consultorias especializadas; participe de encontros e conselhos de voluntariado; converse com ONGs , voluntários, comitês, e gestores da empresa. Acompanhe nosso blog, que  semanalmente traz notícias sobre voluntariado corporativo, cases e ideias bacanas sobre o tema. Boas ideias vêm de todo lugar!

 

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2 comentários sobre “Como está o rendimento do seu Programa de Voluntariado? Faça o teste!

  1. Recomendo que façam o teste com a ajuda do máximo de áreas possíveis: RH, Sustentabilidade, Marketing, uma ONG parceira e, claro, voluntários. Quanto mais amplo for o leque de pessoas fazendo esta avaliação, mais abrangente será o resultado final.

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