COVID-2019: Uma mensagem da diretora executiva IAVE

Essa semana, a Nichole Cirillo, Diretora Executiva da International Association for Volunteer Effort (IAVE) enviou uma mensagem a respeito do COVID-19 que achamos por bem partilhar. É um texto sensato que vale a maior visibilidade.

Confere aqui.

“Em tempos de escuridão profunda, não precisamos apenas de luz – precisamos ser luz um para o outro.”  Parker Palmer

Nos últimos dias, muitos de nós têm seguido as notícias de perto, sobre os cancelamentos e ajustes nos planos de trabalho, bem como bons conselhos de governos e outros sobre como se manter seguro na esteira da COVID-19.

Para além dessas ações importantes, eu quero escrever hoje para nos lembrar da importância do que fazemos como voluntários, especialmente agora, no meio desta pandemia. 

Tempos de crise são quando as pessoas mais precisam uma das outras – para ajudar a manter-se seguras e saudáveis, para proporcionarem conforto, e para serem uma fonte de esperança e resiliência para o futuro.

No IAVE, sabemos o quão difícil é este momento. Afinal, o cerne do voluntariado significa pessoas trabalhando lado a lado, ombro a ombro, dando as mãos e corações nas áreas mais afetadas de nossas comunidades. 

E do que vemos, o afastamento, isolamento e as preocupações em torno da nossa própria segurança social e física, nem sempre parecem compatíveis com isto…

No entanto, na semana passada, a IAVE ouviu de organizações de voluntariado em todo o mundo sobre as medidas que estão tomando para garantir que o trabalho continue. 

Na Ásia, a primeira região do mundo a enfrentar a pandemia, estas organizações têm visto um aumento da capacidade de seus voluntários para responder e intensificar os esforços durante este momento de grande desafio.

A Coreia, por exemplo, por meio da Central Coreana de Voluntariado, já recebe as edições regulares do seu boletim informativo Good-bye Corona 19, detalhando como os voluntários continuam a se engajar nas linhas de frente, confecção de máscaras, e entrega de alimentos para aqueles que estão em isolamento. 

Em outros lugares pelo mundo, como o Conselho de Voluntariado Israelense, iniciaram treinamentos sobre como mudar para o voluntariado digital nesses tempos, ou outras iniciativas como a do Voluntariado Irlanda , que fala sobre como garantir a segurança de seus voluntários durante a crise. 

A mensagem de base é que, não importa o que você faz: continue a fazê-lo, inovando o seu trabalho para se adaptar a essas novas circunstâncias. 

Porque esta crise vai realmente acabar, e quando isso acontecer, eu lhe garanto, você vai emergir mais forte e mais durável, a longo prazo.

Esteja em segurança!

Como o IAVE está respondendo à situação? Clique aqui e confira mais.

O V2V e a situação do COVID-19

Movimento – É com Você

Aqui no V2V criamos o “É com você”, um movimento em que pessoas de todo o país podem divulgar, na rede sociomotiva, ideias e ações para vencer a pandemia; além de conhecer e contribuir com as iniciativas existentes.

O intuito é estimular o protagonismo de cada pessoa, incentivando a participação em um movimento conjunto, para que possamos reduzir a propagação do vírus, melhorar a qualidade de vida de quem está em isolamento e vencer a pandemia!

As empresas poderão compartilhar o link desse movimento, encorajando seus colaboradores a participar. E as organizações que já possuem uma plataforma V2V poderão integrar as ações do Movimento para que apareçam no seu próprio Portal de Voluntariado.

Live: O papel do Voluntariado em tempos de Coronavírus

Como os gestores de voluntariado ainda têm muitas dúvidas sobre como adaptar as ações de voluntariado à nova realidade e como planejar iniciativas futuras de apoio, o V2V organizou a live – O papel do voluntariado em tempos de Coronavírus.

Os principais tópicos serão:

  • As novas necessidades de apoio e o poder da mobilização social contra o vírus
  • Como manter o apoio às instituições sociais em tempos de isolamento
  • Como manter o Programa de Voluntariado ativo neste novo contexto

Os convidados confirmados são Giuliana Preziosi da Conexão Trabalho Consultoria, Bruno Barcelos, especialista em voluntariado, além da voluntária digital Talita Rochetti. Para participar é só clicar nesse link.

Não são tempos fáceis mas, agindo em conjunto, passaremos por isso mais rápido. É hora de avançarmos com os Programas de Voluntariado porque agora, mais do que nunca, teremos uma demanda muito maior de pessoas vulneráveis. Vamos em frente! 🙂

(Visited 287 times, 1 visits today)
Bruno Barcelos

Bruno Barcelos

Quatorze anos de significativa experiência em gestão de projetos nas áreas de Sustentabilidade, Investimento Social Privado, e Voluntariado, empreendidos por iniciativas privadas e públicas. Além de experiência em gestão de empresas e em OSs, bem como a articulação entre parceiros dos setores diversos. Ampla experiência no desenvolvimento de assessorias, capacitações e palestras nos temas acima citados para empresas de grande, pequeno e médio porte.

More Posts - LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.