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Como passar da reclamação para a ação

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Sempre que eu começava a reclamar da vida – do trânsito, do emprego chato, da política – minha vó sempre dizia: “menino, quanto mais reclamar pior fica, então para de reclamar e faça algo pra mudar”!

É, pelo jeito, palavra de vó é coisa certa. É a Lei de Murphy aplicada a reclamação: reclamar do trânsito, faz demorar mais; reclamar do emprego, faz o chefe pegar no pé e assim vai. Além disso, a queixa constante carrega consigo um amplo espectro de sensações negativas e leva ao pessimismo. E quem é que gosta daquele colega negativo, que já chega no trabalho reclamando da vida?

 

O projeto “Fevereiro Sem Reclamar”

Foi pensando nisso que dois amigos – Thierry Blancpain e Pieter Pelgrims – fizeram um pacto e decidiram parar de “chorar de pelo leite derramado” por um mês. Passado o mês, esses dois suíços sentiram-se tão bem que decidiram expandir o projeto pros amigos e, então, criaram o projeto Complaint Restraint February (Fevereiro sem reclamar, em tradução livre).

A ideia por trás do projeto é que as pessoas se cadastrem e se comprometam em não reclamar por um mês. Para dar essa forcinha, o site envia e-mails com dicas e frases de efeito para ajudar as pessoas nessa jornada. O site recebeu mais de 1.740 inscrições, muito além das 50 previstas, e o sucesso foi tanto que os amigos decidiram continuar o projeto.

Os benefícios em deixar de ser “o reclamão” são vários, desde aumentar a sensação de felicidade e preservar energia a compreender melhor como você se comunica com o mundo. “Durante esse mês é que você se dá conta de como temos conhecidos negativos, que nos colocam pra baixo. Pode soar duro, mas não é razoável passar tempo com uma pessoa com a qual nos sentimos pior depois“, afirma Blancpain.

Sem ser nenhum especialista, é fácil saber onde focar toda essa energia desperdiçada no “reclamar”. Usar o voluntariado para gerar atitudes positivas e capazes de mudar um cenário que te desagrada é uma das possibilidades. Esta é uma das 5 verdades que todo mundo deveria saber sobre voluntariado, como já falamos aqui no blog. Porque, então, ao invés de reclamar de algo, não nos mexemos para mudar aquilo? Infelizmente, não somos capazes de mudar tudo que nos deixa insatisfeitos, mas podemos começar parando de reclamar e agindo em pequenas coisas.

 

Promovendo atitude positiva em sua empresa

E se você quiser atingir mais gente, como os colaboradores da sua empresa, que tal criar uma ação parecida no seu trabalho? Comece com seus colegas mais próximos, combinem de não reclamarem mais de problemas pequenos durante a pausa do café, depois estenda a ideia para a área e por aí em diante.

Se sua empresa possui um Portal de Voluntariado, incentive os colaboradores a procurarem ou divulgarem ações onde eles poderão pegar essa energia causda pelo descontentamento e transformar em vontade de mudança. Afinal, uma causa social merece mais atenção e energia do que o ônibus perdido de manhã.

 

Quiz Potencial Programa de Voluntariado Empresarial

2 comentários sobre “Como passar da reclamação para a ação

  1. Muito bacana. Quando a gente está descontente com alguma coisa, canalizar nossa energia pra resolver aquele problema é motivador. E ver resultados positivos deste trabalho então, é reconfortante!

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