Mentorias online: inspire-se no case de sucesso do Instituto Joule

*por Shirley Schneider do Instituto Joule

Olá! O post de hoje é um case de mentoria online para jovens. Saiba como o voluntariado online se fortaleceu como solução a partir da experiência do Instituto Joule.

A pandemia afetou a todos, e mudou o nosso modo de viver

O mundo e as empresas começaram a pensar em como exercer o seu papel diante a situação global.

Afinal, estamos (quase) todos em casa. A vida continuou mas infelizmente, a problemática socioambiental se agravou. Diante disso, por que não usar a tecnologia a nosso favor para inovar a maneira de voluntariar?

Foi pensando nisso, que, há cerca de cinco anos, o Instituto Joule criou a ideia de um projeto totalmente virtual cujo principal objetivo é conectar pessoas e transformar trajetórias de vidas. Principalmente vidas jovens de todas as partes do país, desde zonas rurais a grandes metrópoles, seja de regiões remotas ou de cidades movimentadas.

Conectar jovens e mentores voluntários

De um lado observamos jovens com ânsia de vencer através da educação de qualidade e por qualificação profissional. Jovens que precisam de maior representatividade e voz para poderem realmente ser incluídos no mercado de trabalho e serem os futuros líderes dessas organizações.

E de outro lado, voluntários, mentores e mentoras, de todas as partes do globo. Pessoas com uma história de vida interessante, que com muito esforço conseguiram vencer barreiras para atingir objetivos pessoais e profissionais.

Parece uma ideia muito simples. E realmente é. Basta ter acesso a qualquer dispositivo eletrônico, como um telefone, computador e a internet. O impacto positivo é realmente alto e extremamente evidente.

Assim, o Instituto Joule vem transformando vidas através de mentorias online. Os jovens são os mentorados e os mentores são os voluntários. É uma relação ganha-ganha, onde todos são beneficiados. Alguns mentores chegam a comentar que podem ter aprendido muito mais que o mentorado.

O que é uma mentoria

O conceito de mentoria tem se popularizado no Brasil nos últimos anos, porém é uma prática antiga em outros países. Um mentor ou uma mentora, geralmente são pessoas com alguma experiência em determinada área e podem orientar alguém que esteja iniciando seus estudos.

Conhecimento é algo extremamente valioso. Através das mentorias virtuais, tanto mentores quanto mentorados conseguem ampliar suas perspectivas de futuro, ter uma visão mais clara, quebrar alguns paradigmas, e de fato aprender.

O Instituto Joule fornece treinamentos online, uma metodologia própria com cerca de doze eBooks e uma trilha para nortear todo o programa de mentoria. Atuando com turmas recorrentes de mentorias para jovens em situação vulnerabilidade social de todo o país.

Seja através de seu próprio programa, Joule Conecta, que acontece a cada três meses, possuindo também duração de três meses, sendo sua próxima rodada iniciando em Junho.

Seja com projetos através de instituições parceiras, com programas fechados de voluntariado corporativo, além de programas através da consultoria Joule.

Um dos valores da instituição, é o poder da colaboração entre pessoas e causas.

Os ganhos da mentoria online

O modelo da mentoria online se tornou altamente escalável e prático, possibilitando que as pessoas possam compartilhar conhecimento no conforto do próprio lar.

O maior ganho deste processo para o jovem é a possibilidade de ter um mentor dedicado por três meses acompanhando o seu progresso.

Assim como, o jovem Caio Ramos, do Rio de Janeiro, foi um dos jovens que teve suas aulas canceladas durante a pandemia, porém encontrou o Joule online e se cadastrou. Ele foi selecionado e participou da Turma Joule Conecta 4, sendo conectado ao mentor Artur Oliveira, profissional que atua como gerente sênior em uma grande instituição no México.

Então, através dos encontros, o Caio relatou ter aprendido muito. Além disso, resolveu criar um projeto social para apoiar outros jovens de escolas públicas: o  InterDebates. Já o Artur, por sua vez, comentou ter saído do programa transformado, por ter tido contato com um jovem tão talentoso e cheio de energia apesar de sua situação adversa.

O voluntariado online veio para ficar

O impacto social não pode parar. Ao contrário, precisa ser intensificado.

Para as instituições e organizações que estejam pensando em implementar a mentoria online, preparamos alguns direcionamentos:

Dicas para implementar uma mentoria online

Primeiro, defina os resultados esperados

O primeiro passo para quem deseja começar a criar um programa de mentoria online é ponderar quais são os resultados esperados e qual problema precisa ser solucionado.

Essa forma de atuação vem muito ao encontro do Design Thinking, uma metodologia que faz as organizações olharem primeiro para o resultado mais amplo querem atingir, tendo empatia com todos os stakeholders, para depois quebrar em resultados entregáveis a longo, médio e curto prazo.

O passo seguinte é o planejar

Criar um planejamento bem elaborado, delimitando o público beneficiário (quem e onde) e pensando em quem poderia participar da iniciativa como mentor voluntário. Definir seu público beneficiário e entender quem poderia estar com você como apoiador, seja voluntário na própria gestão ou nas mentorias de fato, já é um excelente começo.

A partir daí, vocês poderão criar juntos como vai funcionar o programa: quantos beneficiários, por quanto tempo, por qual plataforma os beneficiários e voluntários poderão se candidatar, quem vai executar a combinação entre mentores e mentorados, quais serão os canais de comunicação, como se darão os treinamentos online e datas que compõem o cronograma, como será realizado o acompanhamento do programa e quais indicadores serão acompanhados para garantir que está de acordo com os objetivos definidos lá no começo.

Dicas para quem deseja atuar como mentor

  • Esteja aberto a viver uma nova experiência, ao novo, ao diferente;
  • Organize a sua agenda para conseguir participar ativamente durante todo o cronograma do Programa;
  • Desenvolva a escuta empática e esteja presente por completo;
  • Não compare a sua realidade e a sua trajetória com a realidade do mentorado. Aprenda com ele;
  • Faça conexões entre o seu mentorado e a sua rede,
  • Reflita sobre as decisões que permearam sua carreira e como a história do mentorado pode ser influência positiva para você.

* Shirley Schneider, co-fundadora do Instituto Joule.  Conheça mais sobre o Instituto Joule e leia depoimentos para se inspirar: institutojoule.org


(Visited 134 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.