ODS 8: como apoiar o desenvolvimento econômico em tempos de COVID-19

A pandemia junto aos seus efeitos no desenvolvimento econômico está tirando o sono dos brasileiros. A falta de uma direção a seguir deixa os empreendedores e os colaboradores inseguros em seus postos de trabalho, e alguns efeitos disso já estão sendo sentidos.

Como sabemos, a solidariedade é o laço que vai fortalecer as redes comunitárias e nos manter vivos, assim como sempre foi na história da humanidade.

O post dessa semana aborda o ODS 8, ressaltando algumas práticas adotadas por voluntários que podem contribuir para a economia local.

“Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”.

Mentoria para pequenos negócios

Se a sua empresa possui um número de colaboradores em home-office que dispõe de competências de gestão, ações com essa temática podem aliviar muito o pequeno empreendedor que está sem rumo nesse momento.

Conhecimentos de gestão financeira, sustentabilidade e pensar conjuntamente alternativas de continuidade dos negócios levando em conta possíveis novos parceiros, podem ser formas válidas de apoio voluntário a pequenos negócios.

Como exemplo ressalto a Rede de Mentores que é uma iniciativa do CIEDS e conta com apoio do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e Enactus.

Veja o que eles dizem:

Fonte: Cieds.

Pequenos negócios correm risco de quebrar durante a pandemia do coronavírus. Pensando em apoiar esses empreendedores, a campanha Rede de Mentores vai reunir aqueles que estão dispostos a contribuir oferecendo mentorias on-line.

Se você pode oferecer ao menos uma hora por mês de mentoria voluntária, participe desta campanha. Centenas de empreendedores, apoiados por diversos projetos de formação empreendedora, estão aguardando você”.

Na Rede Mentores, você pode especificar a área que pode apoiar (como gerenciamento de risco, marketing e finanças, em que ramo específico (como moda e gastronomia), e o perfil do empreendedor ou empreendedora com o qual se identifica (seja jovens, negros e negras, LGBTQ+, entre outros), além disso, você pode optar se prefere que o negócio seja de alguma região brasileira específica.

Se você se interessou o cadastro é feito aqui nesse link, e pode ser uma oportunidade de colocar em contato os voluntários da sua empresa com os empreendedores dessa rede, apoiando-a mais amplamente. Se você é de uma organização e quer apoiar a campanha, entre em contato pelo email comunicacao@cieds.org.br.

Além dessa, partilho outras 3 dicas para você que quer apoiar com o tema do empreendedorismo:

Consultoria para negócio local

A 2p.com abriu vários horários para consultoria gratuitas e online para compartilhar um pouco da metodologia deles com quem tiver interesse.

Eles informam que as consultorias serão conversas sinceras e profundas sobre seu negócio e como se posicionar online e melhorar a comunicação com seu cliente.

Se interessar, você precisa responder um briefing do fórmulario com informações sobre você e seu negócio, e receber informações de como prosseguir.

(Enquanto Programa de Voluntariado você pode estimular a iniciativa ou realizar uma programação similar como acontece com o caso abaixo).

Dicas de contabilidade

Devido a essa quarentena muito empresários estão sem saber como lidar com funcionários, impostos, fluxo de caixa entre outros problemas. Então o Lucas Sette, empresario contábil, começou a publicar no  Instagram dicas e estratégias para diminuir o impacto financeiro nesse periodo.

Lá ele orienta a todos que precisem. Caso você seja dono de um pequeno negócio ou conheça alguém que precise entrem no instagram https://www.instagram.com/lucas_sette/ e assista os vídeos ou fale com ele.

Guia pra sobrevivência do negócio em tempos de Covid-19

Aqui partilho uma sequências de providências simples organizada pela Rede TEAR (veja aqui no instagram delas) que é uma rede de iniciativas femininas, conectora e articuladora de oportunidades.

Guias como esse podem ser confeccionados e partilhados pelos voluntários do seu programa.

A close up of a logo

Description automatically generated
(Fonte: https://www.facebook.com/redetear)

Apoio operacional

O seu programa de voluntariado pode ajudar instituições e pequenas empresas a se manterem em operação como é o caso da Consultoria DevScope:

Consultoria em informática

“Devido à pandemia de Covid-19, muitas empresas viram-se a trabalhar remotamente e à procura de ferramentas para tal. Para ajudar durante esta altura, a empresa de consultoria e desenvolvimento de software DevScope está a oferecer 1h de consultoria gratuita a qualquer empresa que necessite ajuda a instalar o Office 365 E1 que a Microsoft está a oferecer durante 6 meses a empresas e indivíduos. Além disso, a DevScope também se disponibiliza para ensinar como tirar o melhor partido da Microsoft Teams, uma aplicação colaborativa que permite falar com colegas de trabalho, criar grupos de trabalho, realizar reuniões, partilhar ficheiros e gerir projetos. Na página do blog da empresa é possível preencher um formulário para pedir esta consultadoria”.

Ou fomentarem a continuidade de negócios locais por meio de seus colaboradores providenciando vouchers de consumo como o Preserve:

Venda de vouchers online

O Preserve é o mais recente projeto criado pelo hashtag#tech4covid19, que nasceu com o intuito de ajudar a contrariar as quebras de receita dos negócios locais por todo o país, causadas pelo encerramento de forma a evitar a propagação do Covid-19. A partir desta segunda-feira, 6 de abril, já poderá aceder à plataforma para ajudar empresas como restaurantes, cafés, mercearias, entre outras, a terem algumas receitas, mesmo não estando em atividade. O projeto permite que estabelecimentos dos mais variados setores afetados vendam vouchers online, a serem depois utilizados pelos seus compradores quando os negócios voltarem ao seu normal funcionamento, criando assim receitas imediatas e ajudando no pagamento de salários, fornecedores e outros encargos, que estão, neste momento, em risco. Para comprar vouchers ou para que os proprietários inscrevam de forma gratuita os seus estabelecimentos na plataforma, é apenas necessário que se dirigiram a https://preserve.pt/.

Mentorias para jovens

Os jovens são outro púbico que já sofriam com a questão da empregabilidade no Brasil e que agora precisam lidar com esse desafio duplicado.

A sua empresa, na linha do exemplo anterior, pode direcionar os talentos de seus colaboradores ou mesmo ex-colaboradores aposentados, para partilharem sua senioridade, experiência de vida, redes de contatos, dicas de como se posicionar no mercado, e empreender oportunidades em um mundo que precisa de iniciativas prosperas que agreguem bem estar coletivo.

Um exemplo de iniciativa de como você pode transformar a carreira de um jovem é a do Instituto Joule:

O Instituto Joule é uma rede de quase 1.5 mil mentores experientes de centenas de empresas do Brasil e do mundo, ajudando jovens estudantes e profissionais a transformarem suas vidas através da educação e da construção de uma carreira sólida.

Você pode se cadastrar como Mentor ou como Jovem e não há custo de participar.

A Mentoria será feita totalmente online e os mentores recebem uma metodologia para replicar. Sem sair de casa, você consegue ajudar um jovem a conquistar suas metas pessoais e profissionais!

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto que diz "SEJA UM MENTOR VOLUNTÁRIO! Em tempos de de Coronavírus, fique em casa e transforme a carreira de um jovem. QUARENTENA, FAÇA A DIFERENÇA!"
(Fonte: Instituto Joule )

Oportunidade home-office em tempos de crise

No Brasil

Por conta do coronavirús, as empresas estão adotando o home office para driblar a crise. Para ajudar você que perdeu ou busca por um emprego em meio ao isolamento social, criamos um mural de “Vagas Home Office”.

Nesse mural, reunimos vagas de diversos setores, em tempo integral ou temporário, para você se candidatar agora! Clique aqui e confira as vagas abertas”. (Razões pra Acreditar)

Assim como fez o Razões para Acreditar o seu programa de voluntariado pode realizar mutirões de identificação e comunicação de oportunidades de trabalho durante a crise. Sabemos que existem setores que precisam de pessoas nesse momento e estão contratando, como o da saúde, tecnologia e logística.

O seu voluntariado pode tentar mapear essas necessidades localmente e conciliar com públicos específicos que necessitam de emprego bem agora, sejam eles os familiares dos colaboradores, os ex-colaboradores, a comunidade do entorno ou outros.

A picture containing drawing

Description automatically generated
(Foto: https://razoesparaacreditar.com/hotsite-vagas-home-office/amp/)

Além das nossas fronteiras

Como um exemplo de fora do país, gostaria de falar da TeamLoan, uma plataforma que permite às empresas afetadas pela Covid-19 fazer um encontro de oportunidades para partilhar equipas temporariamente.

“Sob a forma de Marketplace, o objetivo é minimizar o impacto do estado de emergência em que se encontra o país, permitindo a qualquer empresa, desde pequenos estabelecimentos comerciais a grandes empresas, registar-se para partilha de equipas temporariamente.

O projeto destina-se a todos os setores de atividade e as empresas poderão fazer “match” com outras da mesma região.

TeamLoan é uma plataforma onde qualquer empresa, desde pequenos estabelecimentos comerciais a grandes empresas, pode registar-se para partilhar equipas temporariamente”.

A picture containing photo, man, sign, holding

Description automatically generated
(Fonte: TeamLoan)

Ou seja, mais uma vez: É Com Você!

Acreditamos que com muita criatividade e trabalhando em equipe o seu time profissional/voluntários pode encontrar soluções que amenizem a situação econômica desencadeada pela grave crise de saúde.

O V2V empreende o É com Você: Um movimento criado pelo V2V através da rede Sociomotiva, reunindo iniciativas para vencer a pandemia.

Algumas das ações desse post foram inspiradas com exemplos disponíveis lá!

Quer divulgar sua ação? Clique no link!👇www.sociomotiva.com

(Visited 254 times, 1 visits today)
Bruno Barcelos

Bruno Barcelos

Quatorze anos de significativa experiência em gestão de projetos nas áreas de Sustentabilidade, Investimento Social Privado, e Voluntariado, empreendidos por iniciativas privadas e públicas. Além de experiência em gestão de empresas e em OSs, bem como a articulação entre parceiros dos setores diversos. Ampla experiência no desenvolvimento de assessorias, capacitações e palestras nos temas acima citados para empresas de grande, pequeno e médio porte.

More Posts - LinkedIn

2 comentários sobre “ODS 8: como apoiar o desenvolvimento econômico em tempos de COVID-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.