café com avaliação

Sugestão de ação: um café e o balanço do ano que passou

café com avaliação

Uma empresa que quer fazer a diferença não limita suas práticas sociais a um departamento de Responsabilidade Social Corporativa. Da mesma forma, o Voluntariado Empresarial tem deixado de ganhar atenção lateral da empresa para ter importância em outras áreas.

Por isso, é importante avaliar as ações feitas ao longo do ano antes de determinar as atividades a serem feitas no ano seguinte. Ao entender como as outras áreas da empresa interagiram com o Programa, pode-se traçar atividades cada vez mais adequadas.

Na rede Sociomotiva, disponibilizamos para as organizações participantes três passo a passos de atividades para uma tarde de avaliação e planejamento do Programa de Voluntariado. Aqui compartilhamos com vocês uma das atividades propostas, o Café do Ano.

 

Café do Ano – um balanço do ano que passou

Bem simples e de fácil execução, o Café do Ano é baseado na metodologia internacional The World Café que, além de útil, é muito gostoso. A ideia é reunir os voluntários mais engajados da empresa e promover a avaliação das ações de 2015 de um jeito leve e descontraído, mas muito produtivo.

Além disso, chamar os voluntários para fazer parte desse processo é algo que poucas empresas fazem, mas que faz toda a diferença no resultado. Abaixo, segue um passo a passo para conduzir um processo de avaliação que vai além do óbvio:

 

Material Necessário

 

Passo a passo

1) Arrumação do local

Separe uma sala média, na qual seja possível fazer 3 ou 4 grupos, com 4 pessoas em cada. Organize o espaço como um café com mesas e com cadeiras em volta das mesas. No centro de cada mesa separe um papel A3, canetas, faça um arranjo decorativo e coloque uns petisquinhos para beliscar e, se possível, um cafezinho pode ser disponibilizado.

2) Início da atividade

O grupo de cada mesa será composto por três Convidados e um Anfitrião. O condutor da atividade então propõe uma primeira pergunta e pede que os grupos escrevam no papel suas opiniões. Os grupos começam a discutir e, após 5 a 10 minutos, o condutor solicita a Troca.

3) A troca de mesas

Durante a Troca, o Anfitrião continua na mesa, com o papel do seu grupo original, e os Convidados vão para outras mesas. O Condutor propõe uma nova pergunta e os novos grupos começam a discutir por mais 5 a 10 minutos até uma nova Troca.

4) Decorrer da avaliação

O processo segue com trocas sucessivas e novas perguntas até que o grupo retorne à sua formação e posição original.

5) A Colheita

Aí é o momento da Colheita, quando os grupos expõem seus cartazes (nesse momento cheio de rabiscos e ideias).

 

Alguns exemplos de perguntas para os grupos:

  • Quais foram a melhor e a pior ação social do ano? Por quê?
  • O que poderia ser mudado para ser melhor nas ações previamente discutidas?
  • Qual ação você retiraria do cardápio de ações anual?
  • O que deu certo/errado na atração e mobilização de voluntários?
  • Como entregar ações transformadoras para o nosso público?

DICA: se preferir, você pode usar o questionário da avaliação de Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo que divulgamos neste post.

DICA BÔNUS: Se você ou sua organização faz parte da Sociomotiva, veja o passo a passo de outras duas atividades de planejamento que disponibilizamos para os participantes da rede. 🙂

 
template banner avaliacao gratuita

(Visited 403 times, 1 visits today)
Natalia Kelbert

Natalia Kelbert

Publicitária e especialista em Responsabilidade Social Corporativa. Atualmente é editora do blog Voluntariado Empresarial e diretora de novos negócios na V2V, além de membro-organizadora do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial.

More Posts

Um comentário sobre “Sugestão de ação: um café e o balanço do ano que passou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.