Brincadeiras que transformam instantes: descubra o #PlayMonday

brincadeiras playmonday

Recentemente conhecemos uma iniciativa tão simples quanto divertida: o #PlayMonday, um movimento que consiste em fazer brincadeiras com pessoas, gravar e publicar para que outros possam se divertir também.

“A gente não consegue acabar com as guerras, com a miséria, mas transformar um instante a gente consegue. Brincando, brincando.”

A citação acima nós encontramos no site www.playmonday.com.br e achamos que resume muito bem o motivo para entrarmos nessa brincadeira.

 

Brincadeiras ajudam no desenvolvimento das crianças…

Muitas empresas sabem a importância da brincadeira para o desenvolvimento das crianças, e a Fundação Nestlé Brasil é uma delas. A companhia encoraja os colaboradores da Nestlé a visitarem organizações sociais parceiras levando não só receitas e dicas de boa alimentação, mas também brincadeiras para trazer energia e alegria às crianças.

“Brincando a criança experimenta diversas possibilidades expressivas de seu corpo, desenvolve a capacidade criativa e aprende a se relacionar com o mundo. (…) Por isso, o Programa Nutrir considera o brincar como um dos “alimentos” essenciais ao desenvolvimento das crianças.”

O texto acima, retirado do antigo Portal Voluntários Nestlé, mostra o porquê de a empresa valorizar tanto os momentos lúdicos. Aproveitando a Semana do Brincar, que acontece anualmente no mês de maio, a equipe gestora do Programa criou um guia com várias brincadeiras que pudessem ser feitas com as crianças. Você mesmo também pode fazer um guia para os voluntários da sua empresa, pesquisando na internet brincadeiras tradicionais, cooperativas e folclóricas.

 

…mas também pode melhorar o dia dos adultos

As atividades que citei acima sobre o Programa Nutrir têm foco em brincadeiras para crianças, mas o #PlayMonday estende esse conceito também aos adultos. Segundo os criadores do projeto, vivemos em um mundo cada vez mais desconfiado porque aprendemos a ver o outro como uma ameaça. Vivemos o medo constante de que o outro possa nos assaltar, roubar nosso lugar na fila ou nos “passar para trás” de alguma maneira. Neste cenário, a brincadeira pode ajudar a reconstruir nossa visão do outro não como uma ameaça, mas sim como uma promessa de acolhimento, parceria e diversão.

Cena de uma das brincadeiras do PlayMonday, em que o superherói vai "voando" defender a donzela do perigoso Homem Tomate. O vídeo pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=6h7I2_pO_Js

Cena de uma das brincadeiras do PlayMonday, em que o superherói vai “voando” defender a donzela do perigoso Homem Tomate. O vídeo pode ser visto aqui.

 

Agora é com você!

Inspirados no efeito transformador do PlayMonday, fizemos um passo a passo para você também promover ações assim em sua empresa. As brincadeiras podem acontecer em uma instituição parcerias ou mesmo em locais públicos, como praças, envolvendo os passantes. Como sabemos que pode ser complicado deixar o trabalho em uma segunda-feira, sugerimos o DiverDomingo: uma ação semelhante, mas ocorrida no dia de descanso.

"Instruções" retiradas do site PlayMonday.

“Instruções” retiradas do site PlayMonday.

Se seu Programa possui um Portal de Voluntariado, melhor ainda: as brincadeiras podem ser filmadas e publicadas ali pelos próprios colaboradores. Confira nosso passo a passo para publicar a ação em seu Portal.

conheça a plataforma completa para voluntariado empresarial

(Visited 940 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.