Como encontrar e gerir voluntários influenciadores em seu Programa

Conteúdo original de Chris Jarvis, do Realized Worth, traduzido e adaptado pelo V2V.

Gerenciar o programa de voluntariado de uma empresa pode ser uma tarefa desanimadora. Não é incomum que lideranças de empresas enxerguem isso como apenas uma tarefa a mais, que leva poucos minutos para ser realizada. Acontece que agendar eventos, negociar com ONGs, comunicar os eventos aos funcionários e cuidar de detalhes intermináveis ​é um trabalho em tempo integral.

Eis aqui uma verdade pouco conhecida que tem o potencial de mudar a sua vida (sem exagero): quando se trata de trabalhar com voluntários, quanto menos você faz, mais você consegue realizar.

Em vez de tentar gerenciar tudo sozinho, encontre e concentre-se em seus voluntários influenciadores: aqueles que alcançaram um nível mais avançado em sua jornada de voluntariado e já entenderam o espírito da coisa.

voluntários influenciadores

Como identificar voluntários influenciadores?

Dedique um momento para pensar sobre seus influenciadores. Listamos abaixo as características que você está procurando:

  • Eles já fazem trabalho voluntário em algum lugar ou fizeram por períodos significativos no passado.
  • Acham que todos os que experimentarem o voluntariado vão adorar. Para eles, ser voluntário é um estilo de vida.
  • Têm fortes razões pessoais para quererem se voluntariar. Mais do que fazer algo pelos outros, se trata de fazer algo por eles mesmos.
  • Convidam regularmente outras pessoas para participarem – “experimenta só para ver o que acha”.
  • Entendem sobre os temas pelos quais trabalham e estão ávidos (sem forçar a barra) a compartilharem seus conhecimentos com os outros.
  • Têm opiniões firmes sobre as questões envolvidas no trabalho, especialmente no que diz respeito ao uso de recursos e aos tipos de atividades.

Encontrar seus influenciadores é tão importante – e útil – que recomendamos uma dedicação extra de antemão para identificá-los de forma adequada. Isso geralmente pode ser feito com uma simples entrevista e um processo de avaliação.

Compartilhando a liderança com seus influenciadores

Depois de encontrar seus influenciadores, comece a considerar o que precisa ser feito para você deixar de lado um pouco da liderança – e um pouco do controle. Seus influenciadores estão esperando (saibam eles ou não) alguém pedir para assumirem mais responsabilidade nesta área. Lembre-se, você está ajudando essas pessoas a viverem uma parte importante de sua identidade.

Seguem alguns passos práticos para convidar os influenciadores a assumir um papel de liderança:

Passo 1: OUÇA

  • Onde estão os seus influenciadores que já são voluntários?
  • Quais são as causas importantes para eles?
  • Por que eles praticam o voluntariado por meio da empresa (ou “por que não”)?
  • Eles estão cientes de que a empresa tem um programa de voluntariado corporativo?
  • Já ouviram falar ou usaram algum incentivo relacionado ao programa de voluntariado corporativo?

Passo 2: VENDA A IDEIA (mas não deixe de ouvir)

  • Prepare um argumento convincente mostrando que o programa de voluntariado corporativo vale o tempo deles. Certifique-se de acreditar no seu argumento antes de tentar demonstrá-lo.
  • Explique claramente o que você espera dos influenciadores e como você mesmo se comprometerá para que sejam bem sucedidos. Preste atenção à reação deles.
  • Ofereça treinamento, suporte administrativo e canais de comunicação adequados. Antes de fazer esta oferta, certifique-se de que poderá cumpri-la.

Passo 3: APOIE

  • Trabalhe com seus influenciadores para chegar a objetivos e metas realistas para eles e para o programa (isso costuma ser divertido em uma dinâmica de workshop).
  • Programe uma análise de desempenho anual e certifique-se de incluir “pontos finais”, para que ambos tenham a opção de renovar compromissos e ajustar expectativas. Essa responsabilidade não deve ser vista como uma obrigação para a vida toda.
  • Elabore e facilite uma estratégia de medição, a fim de coletar bons dados e ser capaz de demonstrar claramente o valor da liderança de seus influenciadores. Todos nós precisamos de um sentimento de realização – “É a coisa certa a ser feita” nunca é bom o suficiente.
  • Facilite quaisquer questões relacionais que possam surgir no processo de liderança entre pares, especialmente porque muitos dos seus influenciadores serão funcionários de cargos júnior liderando perfis de níveis gerenciais superiores.
  • Promova treinamentos e outros eventos que facilitarão o papel de liderança, tais como conferências, workshops, seminários e webinars oferecidos por organizações de referência no mercado.
  • Forneça recursos e ferramentas que se relacionem com a questão social específica que o influenciador está abordando, como workshops oferecidos por ONGs parceiras, publicações, livros, materiais on-line, etc.

Reflita sobre o seu papel na liderança do Programa

Se você se sentir pronto para seguir estes três passos, comece perguntando a si mesmo: “Estou preparado para mudar meu foco, deixando de lidar com todo este trabalho para facilitar as contribuições dos outros?”. Se puder dizer sim, seu potencial é praticamente ilimitado.

Se ainda não puder dizer sim, considere como você percebe a si mesmo. Qual é o seu papel no longo prazo? Talvez a sua abordagem seja a utilização de voluntários para maximizar os esforços de um punhado de funcionários (ou apenas seus próprios esforços). Jim Collins refere-se a esta abordagem como “um gênio com mil ajudantes”. Infelizmente, quase sempre o resultado disso é que o líder (você) se torna o gargalo no crescimento e impacto do programa de voluntariado corporativo, além de limitar a criatividade e a energia de seus voluntários, o que não é recomendável.

4 comentários sobre “Como encontrar e gerir voluntários influenciadores em seu Programa

    • Oi Lucilla, tudo bem?

      Nossa sede é no Rio de Janeiro, mas também temos equipes em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Miami. Podemos te ajudar em alguma coisa?

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