Saiba como criar um calendário social para o seu Programa de Voluntariado

Por Gisely Nascimento*

Um calendário, como sabemos, é responsável por organizar as atividades humanas e por meio dele as pessoas podem se planejar quanto às datas festivas, aniversários de familiares e amigos, além de viagens, compromissos profissionais e muitos outros.

Você sabe a importância de um calendário social?

Já um calendário social se remete às datas e campanhas (sejam nacionais ou internacionais) sensíveis para os diversos setores da sociedade, a fim de mobilizá-la e conscientizá-la para a ação, dado que pontuam causas, dias de combate e de resistência, marcos de conquistas no âmbito dos direitos humanos ou de tomada de atitude, como a defesa do meio ambiente.  

Todos esses eventos também são relevantes para o voluntariado corporativo.

As organizações que possuem um programa de voluntariado colaboram com a sociedade, criam impacto social e despertam em seus colaboradores o senso de cidadania.

Quando se aliam a um calendário social, conseguem desenvolver ações aliadas às causas mais sensíveis em cada momento.

Por isso utilize um calendário social para se planejar!

Logo, é importante se planejar seja para datas específicas e campanhas, como por exemplo o  “Dia do Líder Comunitário” ou “Outubro Rosa”.

Planejamento este que envolve os stakeholders, logística (em caso de eventos), marketing, recursos humanos (escala dos funcionários) e outros processos de organização. Portanto, quanto melhor o planejamento e maior a antecedência do seu calendário de ações, melhor a organização dos colaboradores para divulgar e participar das ações.

Veja o calendário que preparei para você:

Repare que existem datas que dão gancho, ou seja, um tema para você desenvolver as suas ações de voluntariado. Há também aquelas que versam pelo próprio tema do voluntariado, que são também oportunidades para, além de agir, celebrar.

Existem duas datas relevantes para reconhecimento do colaborador-voluntário:

Dia Nacional do Voluntário (28/08) e

Dia Internacional do Voluntário (5/12).

É importante que a instituição realize algo ou organize uma ação para comemorar essas datas, pois são maneiras de valorizar e estimular a equipe.

Além de ações de reconhecimento com base em datas específicas, outra forma de estimular é apresentar os resultados das atividades em relatórios, redes sociais, newsletters e outros meios. Tudo isso vale para que fique claro o envolvimento das pessoas da sua organização!

Assim, um calendário social é muito proveitoso e que, através de ações planejadas e do esforço mútuo, fica mais fácil colaborar para um mundo melhor.                  

Vamos nos planejar para 2022?

* Gisely Nascimento – Graduada em Gestão de Recursos Humanos, pós-graduada em Gestão de Projetos e Gestão Cultural. Atuante do terceiro setor como profissional e voluntária em diversas instituições. Atualmente é Coordenadora da Rede de Gestão de Voluntariado e responde pela Gestão de Gente e Talentos de um projeto social (ambas como voluntária).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.