Uma empresa que quer fazer a diferença não limita suas práticas sociais a um departamento de Responsabilidade Social Corporativa. Da mesma forma, o Voluntariado Empresarial tem deixado de ganhar atenção lateral da empresa para ter importância em outras áreas.
Por isso, é importante avaliar as ações feitas ao longo do ano antes de determinar as atividades a serem feitas no ano seguinte. Ao entender como as outras áreas da empresa interagiram com o Programa, pode-se traçar atividades cada vez mais adequadas.
Na rede Sociomotiva, disponibilizamos para as organizações participantes três passo a passos de atividades para uma tarde de avaliação e planejamento do Programa de Voluntariado. Aqui compartilhamos com vocês uma das atividades propostas, o Café do Ano.
Café do Ano – um balanço do ano que passou
Bem simples e de fácil execução, o Café do Ano é baseado na metodologia internacional The World Café que, além de útil, é muito gostoso. A ideia é reunir os voluntários mais engajados da empresa e promover a avaliação das ações de 2015 de um jeito leve e descontraído, mas muito produtivo.
Além disso, chamar os voluntários para fazer parte desse processo é algo que poucas empresas fazem, mas que faz toda a diferença no resultado. Abaixo, segue um passo a passo para conduzir um processo de avaliação que vai além do óbvio:
Material Necessário
- Café, água, petiscos ou outros alimentos para lanche
- Flores ou velas decorativas (para o centro de mesa)
- Canetas e papel A3
- (opcional) Questionário IAVE para avaliação de Rendimento do Voluntariado Corporativo.
Passo a passo
1) Arrumação do local
Separe uma sala média, na qual seja possível fazer 3 ou 4 grupos, com 4 pessoas em cada. Organize o espaço como um café com mesas e com cadeiras em volta das mesas. No centro de cada mesa separe um papel A3, canetas, faça um arranjo decorativo e coloque uns petisquinhos para beliscar e, se possível, um cafezinho pode ser disponibilizado.
2) Início da atividade
O grupo de cada mesa será composto por três Convidados e um Anfitrião. O condutor da atividade então propõe uma primeira pergunta e pede que os grupos escrevam no papel suas opiniões. Os grupos começam a discutir e, após 5 a 10 minutos, o condutor solicita a Troca.
3) A troca de mesas
Durante a Troca, o Anfitrião continua na mesa, com o papel do seu grupo original, e os Convidados vão para outras mesas. O Condutor propõe uma nova pergunta e os novos grupos começam a discutir por mais 5 a 10 minutos até uma nova Troca.
4) Decorrer da avaliação
O processo segue com trocas sucessivas e novas perguntas até que o grupo retorne à sua formação e posição original.
5) A Colheita
Aí é o momento da Colheita, quando os grupos expõem seus cartazes (nesse momento cheio de rabiscos e ideias).
Alguns exemplos de perguntas para os grupos:
- Quais foram a melhor e a pior ação social do ano? Por quê?
- O que poderia ser mudado para ser melhor nas ações previamente discutidas?
- Qual ação você retiraria do cardápio de ações anual?
- O que deu certo/errado na atração e mobilização de voluntários?
- Como entregar ações transformadoras para o nosso público?
DICA: se preferir, você pode usar o questionário da avaliação de Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo que divulgamos neste post.
DICA BÔNUS: Se você ou sua organização faz parte da Sociomotiva, veja o passo a passo de outras duas atividades de planejamento que disponibilizamos para os participantes da rede. 🙂
Um comentário sobre “Sugestão de ação: um café e o balanço do ano que passou”
Os comentários estão encerrados